sábado, 6 de outubro de 2012

O Palhaço Pagliare

 
 Fazia um frio congelante nas ruas de Londres, a neblina pairava sobre as pessoas e carros que corriam em uma vem e vão frenético e infinito, nas paredes e postes do grande centro da cidade, encontram-se pregado vários cartazes sobre um circo francês e seu famoso Palhaço Pagliare, conhecido no mundo todo por seus espetáculos de comédia que agradam pessoas de todas as idades e de qualquer parte do mundo.
   Era uma tarde de sexta, as pessoas iam para o trabalho com aquele alívio de ser o último dia útil da semana, ao menos para a maioria delas. Entre os grandes prédios residencias da rua Sloane CT W, próximo a Turk's Row localizava-se um pequeno escritório de psiquiatria e psicologia cujo o nome foi inspirado na rua em que se localiza, talvez por uma questão de marketing, para facilitar a quem o procura.
   Um cliente chega para a consulta, ele diz seu nome para a atendente, que o pede para esperar enquanto o doutor ainda está com outro paciente. Aquele homem era pequeno, aproximadamente 1,67 m de altura, magro, tinha um semblante triste e deprimente, usava um casaco longo de couro que o protegia do frio extremo de Londres, tinha um bigode engraçado, daqueles que eram usados nos anos 40, que enrolavam nas pontas, e possuía um sotaque estranho, talvez francês ou italiano.
   Não demorou muito para que o doutor chamasse o pequeno e estranho homem, ele entrou no escritório, sentou-se no divã e fitou um quadro de Van Gogh que decorava o escritório durante alguns segundos.
   -Conte-me, o que assola sua mente? - Disse o psicólogo
   O paciente ficou alguns segundos calado, imóvel, depois, fechou os olhos, respirou lentamente e disse:
   -Nada mais me alegra, não consigo mais rir, não sinto graça em nada. - Disse o homem deitado no divã com uma expressão ainda mais triste, e com os olhos cheios de lágrima, como se estivesse segurando o choro.
   -Já sei o seu problema, parece cansado, estressado, você precisa se divertir, tem um show com o palhaço Pagliare, ele é famoso, eu já fui e é muito engraçado, sei que você vai gostar, com certeza vai te fazer melhor - Disse o médico com um tom forte e certo, passando confiança.
   O paciente olhou para o psicólogo com uma cara de espanto, se manteve o encarando por algum tempo, imóvel, lágrimas começaram a cair de seus olhos, após alguns segundos, ele se virou novamente, voltou a fitar o quadro  e disse:
   -M-mas d-outor, e-e-eu sou o palhaço Pagliare!
 
   Rufaram os tambores, a platéia riu e fecharam-se as cortinas






PS: Eu tava escrevendo um outro texto, mas ele tava ficando mto grande, então resolvi colocar essa versão minha de uma "piada" que eu li em Watchman enquanto eu ainda decido se continuo ou não...

Nenhum comentário:

Postar um comentário