sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O Monge e o Samurai


Um samurai outrora poderoso e destemido, após muitas guerras e mortes, quis saber como chegar ao paraíso e não ao inferno. Ele saiu em busca de um famoso monge que vivia sozinho em um mosteiro muito distante, foi uma jornada difícil, poucos sabiam a localização do mosteiro, mas o poderoso samurai conseguiu seu objetivo.
Era um mosteiro pequeno, no alto de uma montanha, coberto por árvores, plantas e rodeado por animais. Lá estava o monge, era velho e com um semblante calmo e tranquilo.
Ele varria o chão calmamente, a idade não o deixava fazer movimentos rápidos, ele também não aparentava ter pressa, estava concentrado em seu trabalho e nem notou a aproximação do guerreiro, que o observava impacientemente, esperando ser notado.
-Ei! -Disse o Samurai
O monge olhou para o homem a sua frente portando uma espada, e ao notar sua presença, perguntou:
-O que o traz aqui, jovem?
-Sou um guerreiro famoso, já venci inúmeras guerras, mas algo me preocupa.
O samurai sempre com a postura reta, com a voz firme e com um tom alto e forte. Continou falando:
-Matei muitos homens em minhas batalhas e por isso temo que ao morrer, vá para o inferno, gostaria de saber, como chegar ao paraíso?
O monge então lentamente virou as costas e saiu andando calmamente, com a postura curvada, arrastando os pés e segurando sua vassoura.
Ao ver a atitude do monge, o samurai indignado preparou para sacar sua espada, quando estava pronto para cortar o velho ao meio, o monge disse em voz alta:
-Aí começa o inferno!
O samurai se assustou com as palavras do monge e pela primeira vez hesitou sua espada, ficou alguns segundos imóvel, olhando com os olhos arregalados para aquele homem de costas e de repente, rapidamente se ajoelhou, abaixou a cabeça e disse envergonhado pelo seu ato, ao mesmo tempo que assustado:
-Me desculpe!
E o monge calmamente disse:
-Aí começa o paraíso!
Escrito por: Lucas Uehara Pires (eu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário